Bem vindo, Visitante. ou Cadastre-se.
Cotação do dia: R$ 1,00
Esterilizadores: A necessidade da Esterilização na ciência
12/03/2019

A Esterilização é um processo de extrema necessidade no meio científico. Com ela é possível impossibilitar a vida de micro-organismos em diversos equipamentos, como plásticos de laboratório, injeções e ferramentas cirúrgicas. Existem diversos métodos que surgiram desde sua origem, com a Autoclave de Chamberland, tanto processos químicos como físicos, dando uma abrangência em como lidar com esses organismos que podem interferir no resultado de um estudo ou até mesmo causar doenças em um paciente. Hoje iremos falar um pouco sobre a história e importância da Esterilização.

 

 

Antes da descoberta das bactérias e como elas causavam diversas complicações clínicas, a humanidade não dava foco à higiene de seus procedimentos relacionados à saúde, o que levava diversas doenças afetarem pacientes. As cirurgias em períodos de guerra antes do século XIX tinham um elevado nível de mortalidade causada por infecções de feridas e mesmo que Charles White e Thomas Kirkland, em meados do século XVII, tenham conseguido uma diminuição de infecções ao manter uma limpeza e ventilação adequada aos pacientes, suas soluções foram ignoradas já que se acreditava na Teoria da Geração Espontânea, a qual defendia que seres vivos nasciam de matéria morta e eles causavam as doenças, logo a limpeza não iria interferir no surgimento desses seres.

 

  

Charles White e Thomas Kirkland

 

Tudo mudou em 1861 com estudos de Louis Pasteur que provou a existência de micro-organismos que geravam a putrefação de corpos. A partir disso, o estudo de bacteriologia surgiu e com ele diversos métodos de higienização passaram a ser implantados para prevenir complicações clínicas, sendo a Esterilização um dos seus principais processos. Em 1877, John Tyndall descobriu que as bactérias possuíam resistência a determinadas temperaturas e desenvolveu métodos de esterilização para lidar com esses seres. Analisando isso, Charles Chamberland desenvolveu o primeiro esterilizador a vapor em 1880, conhecido como Autoclave de Chamberland.

 

Louis Pasteur e Charles Chamberland

 

Esterilização é um meio de combater a vida microbiana destruindo-os através de processos que utilizam agentes químicos ou físicos. Com essa técnica a sobrevivência dos organismos presentes no material esterilizado é incapacitada.

Esse processo é de extrema importância já que através dele é possível manter equipamentos médicos e laboratoriais livres dos micro-organismos, evitando a contaminação de pacientes e de quem manuseia equipamentos em processos cirúrgicos, curativos ou quaisquer outros procedimentos que possa transmitir doenças. Além disso, também auxilia em estudos laboratoriais, trazendo mais pureza em alguns experimentos devido a ausência da interferência de bactérias.

Com a evolução científica, foram desenvolvidos vários métodos de esterilização que podem ser divididas em dois grupos:

 

   

 

   

Um exemplo de processo físico de calor ocorre em Esterilizadores Infravermelhos. (A) Primeiramente deve-se ligar o instrumento na opção High e deixa-lo por 20min até atingir sua temperatura ideal para esterilização(825ºC). Nesse momento ele está pronto para utilização, então (B) insira o equipamento a ser esterelizado em sua cavidade interna por aproximadamente 5 segundos. (C) Agora é só retirar o produto e estará totalmente esterelizado!

Os principais métodos de esterilização são os de calor (através da Autoclavagem), Óxido de Etileno e por Radiação, no entanto cada processo deve levar em consideração o tipo de material e risco de contaminação dos equipamentos, aumentando a possibilidade de lidar com uma bactéria específica, por exemplo.

Há métodos de esterilização extremamente rápidos e de grande eficácia, como de nossos Esterilizadores Infravermelhos! Eles atuam perfeitamente em agulhas, alças de inoculação e bocas de tubos através de irradiação de calor em aproximadamente 5 segundos! Garanta já seus Esterilizadores Infravermelhos!  Acesse: http://www.ionlab.com.br/site/produtos.php?categoria1=19

PRODUTOS EM DESTAQUE
REDI-M-104
Mini Refratômetro Digital de Imersão Série Brix% Escala Frutose
LOD-5000
Lente Ocular Digital para Microscópio 5MP
PEI-RHC-200ATC
Refratômetro Manual Portátil de Poliestireno Série Clínica, Escalas SG, SP e Índice de Refração
VAC26-BI
Bomba de Vácuo Tipo Membrana 1/4hp
Biofocus
Daiki
Bioscale
Polylab
IonCult
Satra
Clone
IonSpin
Gene
Ioncell
Jetta
Grid Optik
MDI
Megabrix
IonPCR
Kasuaki
NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atualizações e ofertas.





Seu nome
Seu endereço de e-mail
EMPRESA
CATÁLOGOS
BLOG
TRABALHE CONOSCO
FAQ
POlÍTICA DE PRIVACIDADE
SAC
CONTATO

Geral: +55 41 3501-7200

SAC: +55 41 3073-0352

Técnicos: +55 41 3073-0355

RT: +55 41 3073-0354

E-mail: ionlab@ionlab.com.br.





LOCALIZAÇÃO

Av. Centenário, 427 - Barigui, Araucária - PR, 83706-780



325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB
Siga-nos nas redes sociais: