Bem vindo, Visitante. ou Cadastre-se.
Cotação do dia: R$ 1,00
Termocicladores: Como são aplicados os processos de PCR e qPCR?
03/04/2019

No estudo da biologia molecular é essencial a compreensão sobre materiais genéticos e seus compostos(proteínas). Com ela conseguimos diagnosticar doenças, realizar investigações criminais e entender melhor como funciona o organismo humano. Dentre seu campo de atuação, a análise celular (envolvendo DNA e RNA) são de extrema importância e por isso existem alguns métodos que auxiliam nas pesquisas deles, como o PCR realizado por Termocicladores. Não sabe o que é PCR? Então vamos lá!

 

 

A Reação em Cadeia da Polimerase, conhecida como PCR, é uma técnica de replicação de DNA e/ou RNA. O método consiste na geração de copias (in vitro) de determinada parte de um material genético que com elas são possíveis realizar vários estudos com a mesma amostra. Sua utilização é bem comum em laboratórios de pesquisa e também em ciências forenses, testes genéticos e diagnósticos.

O processo acontece em três etapas: Desnaturação, Anelamento e Extensão.

  1. Desnaturação: Aquecimento da reação (96º C aproximadamente) para separar ou desnaturar as fitas do DNA ou RNA, proporcionando um molde de fita simples.
  2. Anelamento: Resfriamento do processo (55-65º C aproximadamente) para permitir a ligação dos iniciadores (uma sequência curta de nucleotídeos responsável por fornecer um ponto de partida para a síntese do DNA) às suas sequencias complementares no molde criado anteriormente.
  3. Extensão: Novamente a reação tem sua temperatura elevada (72º C aproximadamente) para que a Taq polimerase, uma enzina de DNA polimerase, consiga estender os primers e assim sintetize novas fitas de DNA.

Normalmente esse ciclo é repetido diversas vezes no processo de PCR convencional, demorando de 2 a 4 horas para ser feita, dependendo do comprimento da região do material genético a ser copiado. O resultado final pode chegar até mesmo a bilhões de copias já que não é apenas o DNA original que é utilizado como molde, já que o novo DNA feito no processo é utilizado como molde no seguinte, tendo um padrão de crescimento exponencial.

 

Cópias através de moldes criados anteriormente

 

Nos anos 90 foi desenvolvido uma variação dessa técnica, conhecida como PCR em Tempo Real (qPCR). Nela a ampliação e detecção ocorrem ao mesmo tempo, tendo o resultado visualizado em tempo real durante a ampliação. O processo é mais preciso e muito mais rápido uma vez que não necessita de etapas com eletroforese e visualização sob luz UV, além de utilizar uma menor concentração de DNA.

 

Termocicladores I960, TION96GL e TION300GL.

 

Aqui na IONLAB temos diversos modelos de Termocicladores que trabalham com PCR e qPCR! Confira em nosso site! Acesse: http://www.ionlab.com.br/site/produtos.php?categoria1=23

PRODUTOS EM DESTAQUE
TION96
Termociclador Automático com Gradiente LCD 5.7"
CL-101A
Esqueleto humano com ligamentos e origem/inserção muscular, 180cm
AGTRI
Agitador Analógico Tridimensional
CC90-BI
Contador de Colônias placa Ø115mm
Kasuaki
IonCult
Satra
Clone
Gene
Jetta
Bioscale
Biofocus
IonPCR
MDI
Daiki
Grid Optik
Ioncell
IonSpin
Megabrix
Polylab
Qmek
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas atualizações e ofertas.



Seu nome
Seu endereço de e-mail
EMPRESA
CATÁLOGOS
BLOG
TRABALHE CONOSCO
FAQ
POlÍTICA DE PRIVACIDADE
SAC
CONTATO

+55 41 3501-7200 (Geral)

+55 41 99742-6566 (Whatsapp)

+55 41 98795-6486 (Whatsapp)

+55 41 98529-5787 (Whatsapp)

+55 41 98502-3132 (Whatsapp)





LOCALIZAÇÃO

Av. Centenário, 427 - Barigui, Araucária - PR, 83706-780



325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB
Siga-nos nas redes sociais: